quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Meus materiais de pintura

 
Olá pintores e pintoras de plantão!
O post hj é sobre materiais, é o meu segundo sobre o tema, mas como vejo que as fotos dos materiais alheios incomodam muito nos grupos de colorir do facebook (sim, é sério, tem gente que se incomoda com isso), resolvi voltar no assunto!
O que eu farei é o seguinte, falarei sobre o que eu tenho, o que gosto, o que acho dispensável, enfim, e espero que ajude aos que têm dúvidas sobre o que comprar ainda.
Essa acima é a foto do que eu tenho pra pintar, e é tudo que eu tenho! Vamos começar pelos lápis de cor.
Faber aquarelavel 24 cores: muito bons no geral, eu dei azar de comprar uma caixa de lote defeituoso, mas já os conheço a anos e posso dizer, são muito bons, é verdade que o preço anda salgado, mas os recomendo mesmo assim. Contra: péssimo para apontar, a madeira dele é dura de mais, e isso não é questão de lote.
Faber eco colour grip 36 cores lata vermelha: muito bons, cores lindas, de fácil manuseio, pra quem sua muito as mãos ele é excelente, pois tem o corpo todo coberto por bolinhas que ajudam no “segurar”.
Faber super ponta 12 cores: muito bom para quem coloca muita força ao colorir e quebra a ponta com facilidade, pois sua mina é mais grossa que a dos outros lápis, um pró desse lápis é que ele demora mais a acabar, porém, para mim, são dispensáveis.
Faber neon: bonitos, mas completamente dispensáveis, e lembrando que foram desenvolvidos para luz negra, então não espere cores vibrantes de mais a olho nu.
Faber metálicos: Lindos para paisagens de inverno, tem cores bem frias, mas atenção, são “metálicos”, não queira que eles brilhem como se fossem purpurinados. Também são desnecessários se vc prefere cores vivas.
Staedtler aquarelavel 24 cores: bom custo benefício se comparado ao aquarela da Faber, super macio, cores lindas, eu os amo. Eles só tem um contra, aquela enganação branca que diz proteger a mina do lápis só serve para deixá-la com a espessura minúscula, o que faz com que tenhamos que apontá-lo a todo momento. Mas recomendo muito, aliás, muito mais que o Faber.
Maped seco 48 cores: O que possui as cores mais bonitas de todos os que eu conheço. É macio, excelente preço, tons vivos, só tem um defeito, para mesclar com outras cores é ruim, pois tem muita parafina na sua composição, o que faz com que ele tenha uma textura parecida com cera. Eu consigo utilizá-los muito bem, mas não recomendo para aqueles que estão começando agora, pois podem se sentir frustrados ao não conseguirem misturar bem as cores entre si.
Kooh-i-noor mondeluz (aquarelavel) 48 cores: São importados e semi profissionais, os melhores que tenho. No Brasil custam não só o olho, mas a cara inteira! Comprei os meus no Aliexpress, demoraram mais de um mês pra chegar e não fui taxada. Me perguntaram Pq não fiz como a maioria é comprei o de 72 cores, bom, eu manuseio bem quase todos os lápis que conheço, achei desnecessário um de 72 cores, já que este tem cores muito parecidas, eu teria por exemplo, umas 7cores de verde quase iguais entre si, pode parecer pretensioso da minha parte dispensar o de 72, mas no fundo foi Pq eu realmente achei que o de 48 me atenderia, como tem atendido! Enfim, são maravilhosos, recomendo!
Canetinhas: qqr uma, pra mim, desde a porosa passando pela stabilo até a de gel, são dispensáveis, não gosto de canetas, a não ser por um detalhe ou outro ou, ainda, pra fazer um fundo, há quem goste, mas essa não sou eu, só tenho elas Pq não consigo aqui comprar avulso uma cor ou outra, ai tenho q comprar um estojo inteiro pra ter uma cor… Afffffffff
Exceção: uniball signo branca para estrelas, ela é maravilhosa.
Tinta nankim pro fundo: tuuuuuuuudo!!! Espalha com pincel nas partes maiores e palito de unha nas menores.
Tinta pva branca: uso muito, mas cuidado ao utilizar, não recomendo para quem está começando, ela pode manchar o verso se vc não usar com cuidado.
Pastel oleoso 50 cores: não precisa disso tudo, mas tava barato Qdo eu comprei, então… Amo de paixão, em relação ao pastel seco o custo benefício é incomparável, é bem mais barato, não precisa de fixador e o efeito é praticamente o mesmo se vc usar direito (role a pág pra baixo, eu tenho um vídeo ensinando a usar). E ai tem gente q me pergunta, “o seco e oleoso são diferentes?”, alôôô, são materiais diferentes, claro que são diferentes!!! 
No fim das contas, quem vai escolher com que material trabalhar é vc, ngm mais, mas se querem minha opinião, não é necessário 50 caixas de lápis e 200 canetas, com muito menos que isso tem gente que faz miséria nos trabalhos! Vale muito mais vc assistir tutoriais, pegar dicas e passo a passo do que investir uma grana num monte de coisa e depois não saber usar! E eu conheço gente assim tá!!
Bom, é isso, isso é o que eu tenho é nem adianta me perguntar sobre outros materiais Pq provavelmente eu não conheço, tb sou como a maioria, experimentadora! Espero ter ajudado 
Beijos carinhosos!!!

3 comentários:

  1. Eu tb amo o Staedtler‎,mas os aquareláveis.O permanente é muito duro.Adoro o Maped,todos da Koh-i-noor.Sacha,Tenho o Norma (comum) e adoro.São macios e bem pigmentados.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço o norma, mas adoraria!! 😊😊

    ResponderExcluir
  3. Sacha,vc conhece a Banca do Max Luis lá no face book?....então.....ele tem uma banca de camelot no centro do Rio.É o único lugar que sei que ainda vende.A caixa com 36 está custando 40,00.Eu amo esta marca.Super macia e bem pigmentada.O Max Luis envia por correios.Vou te marcar na pagina dele e na pagina da banca.Daí vc fica conhecendo e decide se vale a pena.

    ResponderExcluir