quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Combinação de cores

Uma dúvida recorrente entre os leitores do meu blog e os curtidores das minhas pinturas é sobre a tão temida combinação de cores, que pode fazer de um colorido uma verdadeira obra de arte ou destruí-lo completamente!
Nesse post eu falarei sobre as combinações que mais uso e as que eu não utilizaria, que fique claro desde agora que são minhas opiniões pessoais. Bom, vamos ao que interessa:
  
Cores quentes e frias. Acho que a maioria de nós consegue identificar os tons quentes e frios, a dificuldade vem na hora das combinações!! 
Começarei então pelos tons que amo juntos. Rosa e azul geralmente são gamas que funcionam muito bem juntas, claro que sempre que se usa duas cores diferentes, uma tem que balancear a outra, não adianta usar um azul bandeira com um rosa chiclete Pq a coisa não vai rolar, procure a harmonia entre eles, e a dica, Rosa chá combina com quase qqr azul, azul jeans combina com quase qqr Rosa!
  
Vermelho, laranja ou marrom com amarelo. Folhas secas! Quem não ama essa combinação? Vermelho com amarelo, laranja com amarelo, marrom com amarelo, todas essas cores funcionam muito bem com o amarelo, o único cuidado a se tomar é sempre equilibrar os tons.
  
Um dos grandes coringas das cores é o amarelo e com os tons de roxo eles funcionam super bem:
  
E a minha descoberta (eu não sabia que funcionariam bem juntas), azul com marrom:
  
Tom sobre tom não é mistério pra mais ninguém, quase nunca vai dar errado, vide minha bússola:
  
Uma dica: o creme pode ser base para qualquer cor, qualquer cor meeesmo, então se vc não quer arriscar em muitas misturas no início, aposte no creme mesclado com qqr cor sólida!
  
Vamos agora para as missões suicidas em cores!
Vermelho com tons de roxo: nunca usaria! Vermelho com marrons (diretamente), não gosto! Vermelho com azul, somente em alguns casos, são duas cores que brigam por espaço de mais pra mim! O mesmo vale para o laranja com todas essas cores.
Laranja com verde: NEVER!
Aliás, o verde é uma cor difícil de combinar, pelo menos pra mim que sou perfeccionista de mais, os tons escuros então… Gosto da zona de conforto do tom sobre tom ou utilizando-o com o creme!
DICAS: fundo preto sempre arrasa e destaca qqr pintura, mas cuidado ao fazê-lo, caso não seja bem executado ele tem o poder de arruinar sua obra. Eu me considero muito monocromática nas pinturas, me sinto à vontade assim, mas aprecio muito um beeeeelo mix de cores! 
É isso povo! Espero que ajude e, no mais, deixem a imaginação fluir e divirtam-se acima de tudo!!!
Beijos coloridos!!!

2 comentários:

  1. opa, com combinação de cores posso ajudar! =D
    usando essa mesma roda, a gente pode fazer combinações análogas, complementares, análoga das secundárias, etc...
    dá uma olhada:
    http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--0nydZ2wx--/c_fit,fl_progressive,q_80,w_636/km0t8ff1rojovsd89dsj.png

    também tem um site da adobe sobre combinações. as pessoas fazem e mandam. tem vááárias! (e em Criar, lá em cima, dá pra fazer o seu, experimentar bastante)
    https://color.adobe.com/pt/explore/newest/

    creio que ajuda a dar uma orientada.
    BEIJÃO ^^

    ResponderExcluir
  2. Cyndinhaaaaaaa, vc sempre ajuda!!! Amo vc!!!

    ResponderExcluir